Aconteceu no dia 10 de março, sábado, a primeira Assembléia Geral do ano da RPPN Catarinense, realizada na RPPN Morro dos Zimbros, em Porto Belo.

Na ocasião foi apresentado o acordo RPPN Catarinense – SC Energia, que viabilizará a reposição florestal de espécies ameaçadas de extinção (Sassafrás, Xaxim, Canela Preta, Imbuia e Araucária) nas reservas associadas, cumprindo assim exigência da FATMA, que estipula “reposição na proporção de 10×1 da mesma espécie preferencialmente em áreas de proteção ambiental”. Esta exigência se faz em decorrência da construção da linha de transmissão de energia Campos Novos – Blumenau, pela SC Energia.

O grande diferencial deste acordo, no entanto, é que não haverá apenas reposição florestal por parte da empresa e sim, todo um acompanhamento e assessoria científica, com coordenação do prof. Ademir Reis, da Universidade Federal de Santa Catarina, que definirá quais espécies são mais adequadas para cada local e também o monitoramento de crescimento dessas árvores. Esta iniciativa será pioneira no estado e certamente servirá de exemplo a ser seguido por muitas outras empresas no país.

Seguindo a assembléia, foi apresentada e aprovada a prestação de contas da diretoria e a nomeação de novos associados para a cadeira da entidade no Consema, ficando Lauro Bacca, da RPPN Bugerkopf como titular e Ciro Couto, da RPPN Morro das Aranhas como suplente.

agozimbros03 agozimbros02 agozimbros01